Descubra para onde realmente vai a gordura que perdemos ao emagrecer e entenda por que 98% dos profissionais da saúde erram ao responder essa pergunta intrigante.
Pra onde vai nossa gordura?
Você já se perguntou para onde vai a gordura quando perdemos peso? Nas aulas de física e química, aprendemos que a energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada. Com base na lei da conservação das massas, o professor Andrew J. Brown e o pesquisador Ruben Meerman, da Universidade de South Wales, na Austrália, investigaram essa questão intrigante: o que acontece com a gordura que é transformada em energia durante a perda de peso?
Para responder a essa pergunta, os pesquisadores consultaram 150 profissionais da saúde, como médicos, dentistas e nutricionistas. Para a surpresa dos especialistas, 98% dos entrevistados erraram a resposta, com apenas três conseguindo explicar corretamente o processo.
A maioria das respostas apontava que os quilos perdidos se transformavam em calor, o que é impossível, pois violaria a lei da conservação das massas. Essa lei prevê que, em um sistema fechado com uma reação química, todos os átomos presentes no início estarão lá ao final da reação.
Outras respostas sugeriram que a gordura se converte em músculo, algo que, de acordo com Meerman e Brown, não é possível. Também houve quem afirmasse que a gordura é eliminada pelas fezes.
Nenhuma dessas explicações reflete o que realmente ocorre. A principal via de eliminação da gordura é pelos pulmões.
“Quando uma pessoa perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são eliminados como CO2. Os pulmões são, assim, o principal órgão responsável pela excreção da gordura”, esclarecem os especialistas, que também mencionam que uma menor quantidade é eliminada pela urina e suor.
Esse esclarecimento foi publicado no British Medical Journal, onde os dois cientistas destacaram o episódio com os 150 profissionais, apontando a “surpreendente ignorância e confusão” que ainda existe sobre o metabolismo da perda de peso, mesmo entre especialistas.
O artigo explica que a gordura perdida é convertida em dióxido de carbono e água. O CO2 é expelido pelos pulmões, enquanto a água é absorvida pelo sistema circulatório e eliminada na forma de urina e suor. Segundo os especialistas, quase todos os alimentos que ingerimos são eliminados pelos pulmões, incluindo carboidratos e gorduras, assim como o álcool.
Mas cuidado! Respirar mais intensamente não ajuda na perda de peso e pode fazer mal.
O mesmo vale para as proteínas, ainda que uma parte delas se transforme em ureia, que é excretada pela urina e pelo suor.
As únicas substâncias que chegam intactas ao intestino e são eliminadas nas fezes são as fibras alimentares, presentes em alimentos como milho, trigo e grãos.
Dado que a gordura é eliminada pelos pulmões, seria possível perder mais peso simplesmente respirando mais rápido? A resposta é não. Os especialistas alertam que hiperventilar pode causar tontura e até desmaios.
A única forma saudável de perder gordura é diminuir a ingestão calórica e aumentar a quantidade de dióxido de carbono exalado através de atividades físicas. A fórmula mais antiga continua sendo a mais eficiente: gastar mais calorias do que se consome.
Saiba mais sobre o corpo humano.
Você pode gostar também
Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais