Avançar para o conteúdo

Índice Pluviométrico – Entenda como ele dimensiona a chuva

capa_-Indice-Pluviometrico

Como funciona o Indicador do Índice Pluviométrico? Como ele relaciona tempo com área afetada e marca a intensidade? Entenda agora!

A intensidade de uma chuva é medida por meteorologistas por meio do índice pluviométrico, mas a ideia de medir a água em milímetros (mm), uma unidade de tamanhos e distâncias, deixa muitas pessoas confusas e com dificuldade de saber o que esse índice significa.

O que é o Índice Pluviométrico

O índice pluviométrico é uma medida que quantifica a quantidade de chuva que cai em determinada região durante um período específico de tempo. Esse índice é geralmente expresso em milímetros e é obtido por meio de instrumentos chamados pluviômetros, que registram a quantidade de água acumulada em uma superfície plana durante um período de tempo pré-determinado.

O índice pluviométrico é uma ferramenta fundamental para monitorar o regime de chuvas em uma determinada área, auxiliando na gestão dos recursos hídricos, na previsão de eventos climáticos extremos, no planejamento agrícola e na avaliação do impacto das chuvas na infraestrutura urbana e rural.

O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) explica que o índice relaciona o tempo da chuva com a área que ela afeta, para indicar não apenas a quantidade de água, mas também sua intensidade.

“Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro”, diz o instituto.

Índice Pluviométrico relaciona tempo, intensidade e área afetada

Essa matemática fica mais fácil de ser compreendida quando é esclarecido que 1 milímetro de altura de água acumulado nessa caixa, com 1 metro quadrado de base, equivale a 1 litro.

Ou seja: 1 milímetro de chuva em 24 horas em uma certa localidade significa que, em cada metro quadrado dela, caiu 1 litro de água, o suficiente para fazer com que essas “caixas” tenham uma poça de 1 milímetro de altura em seu interior.

Recorde

Com essa conta na cabeça, é possível entender o volume de chuvas que caiu em episódios recentes e causaram transtornos ou desastres em cidades brasileiras.

O temporal mais intenso já registrado no Brasil caiu sobre o litoral paulista em fevereiro do ano passado. No município de Bertioga (SP), o índice chegou a 680 milímetros em 24 horas – 680 litros em cada metro quadrado ao longo de um dia.

Isso significa que, em um terreno de 20 metros quadrados nesta cidade, ao longo de um dia, caíram 680 litros de água em cada metro quadrado: a impressionante soma de 13,6 mil litros de água. Isso são mais de 13 caixas d’água de 1 mil litros sendo entornadas neste terreno.

No cotidiano, uma chuva que some mais 5 milímetros por hora já é considerada de intensidade moderada. Nesse terreno de 20 metros quadrados, essa chuva moderada molharia o solo com 100 litros de água por hora, e se durasse um dia inteiro, com 2,4 mil litros.

Curiosidade – O Lugar com Maior Índice Pluviométrico do Mundo

O lugar com o maior índice pluviométrico do mundo é Mawsynram, uma vila localizada no estado de Meghalaya, na Índia. Esta região montanhosa recebe uma quantidade excepcionalmente alta de precipitação ao longo do ano, devido à sua proximidade com a Baía de Bengala e aos ventos úmidos que sopram do Oceano Índico. Em média, Mawsynram registra cerca de 11.871 milímetros de chuva por ano, tornando-a o local mais chuvoso do planeta. Essa abundância de chuva tem um impacto significativo na vegetação, na paisagem e na vida cotidiana dos habitantes locais.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais sobre ciência.

Deixe um comentário

Sobre o Autor

Valdiomir Meira é graduado em letras, história e ciências contábeis, com especialização em metodologias inovadoras de educação e semiótica. Sua grande paixão é ler, viajar e ensinar. Pesquisador na área de história da ciência e educação. Além de outras atuações profissionais, como criação de conteúdo para internet e tutoriais, também é redator e editor de artigos para blogs.

Você poderá gostar também

Aprenda inglês rapidamente para viajar tranquilo
Português para concurso com questões comentadas
Avaliações editáveis no Word
Matemática simples e descomplicada!