Avançar para o conteúdo

TRABALHOS DO FUTURO – Quais são os 05 melhores?

Quais serão os 05 melhores trabalhos do futuro? Como estar preparado para eles? Qual está mais perto de acontecer?

Um grande dilema da educação, que todo profissional da área conhece, é que os alunos são ensinados para assumir trabalhos do futuro com conhecimentos acumulados do passado. Isso não foi um problema tão grande durante muito tempo, pois as gerações praticamente repetiam as mesmas atividades profissionais. Nas últimas décadas, contudo, o avanço tecnológico tem sido tão intenso que este problema tem colocado em xeque a existência de instituições mais formais de ensino, como as faculdades.

É fato que muitas pessoas têm obtido sucesso com profissões que não existiam a 15 anos atrás e que não precisam de formação acadêmica. São os youtubers, os dropshippers, os influencers, os tiktokers, gamers, e muitos outros. Mas o conhecimento formal ainda não está descartado, embora a forma como é oferecido seja costantemente questionado. O importante é que quem deseja estar preparado para os trabalhos do futuro saiba para onde está indo, e escolha com sabedoria qual caminho vai trilhar para chegar lá.

Por isso, separamos 5 áreas de atuação que serão provavelmente as melhores profissões do futuro, e podem se tornar reais já nos próximos 10 anos. Escolhemos uma profissão de cada área pesquisada, e falamos sobre os desdobramentos que cada uma pode ter.

Agora, vamos aos trabalhos do futuro:

Os 05 melhores trabalhos do futuro

1. Designer de Impressões 3D

O primeiro dos trabalhos do futuro surge de um equipamento criado a pouco tempo. As impressoras 3D são um grande avanço surgido nos últimos 10 anos, e ainda são pouco utilizadas. Mas o seu potencial é enorme, sendo comparável com os avanços existentes durante a revolução industrial. Elas podem ser usadas para criar peças, miniaturas, próteses, réplicas de artefatos, e qualquer coisa que possa ser concebida. E é aí que entra o Designer 3D, pois impressões mais consistentes precisarão ser elaboradas com critérios mais sérios que os bonecos de action figures que fazem sucesso por aí. E não é fácil fazer um bom modelo 3D.

05 MELHORES TRABALHOS DO FUTURO

Habilidades com desenho são sempre importantes nesta área, tanto o artístico como o técnico. Mas o profissional também vai ter que mergulhar fundo em programas de modelagem 3D e de edição de imagens. Com a evolução das impressoras, será bom também ter domínio dos materiais que serão utilizados. O Designer 3D em algumas atividades também pode precisar de conhecimentos mais específicos como robótica, mecânica e engenharia.

2. Engenheiro de Experiências de Realidade Aumentada

Já imaginou ir a Paris sem sair de casa? Ou visitar um lugar que não existe mais? Ou passear pela Estação Espacial Internacional (ISS), ou em Marte? Isso já é possível de muitas maneiras com os games de Realidade Virtual, e a tendência é avançar rapidamente. Óculos 3D e outros equipamentos similares estão sendo desenvolvidos, e não é por acaso que a Meta do Zukemberg está andando nesta direção (saiba mais em O que é realidade virtual?).

Essa é uma área com grande potencial para desenvolvedores de cenários virtuais. Desenvolver cenários para jogos é algo simples, pois o jogador só está interessado em cumprir suas missões e evoluir seu personagem. Mas criar um cenário em que a pessoa consiga explorar todos os detalhes, tomar decisões e ter a ilusão de que está em outro lugar é um pouco mais complexo. Por isso essa profissão se assemelha mais à de um engenheiro, capaz de pensar em todos os detalhes que uma construção real teria.

O conhecimento em engenharia parece fundamental para desenvolver cenários realistas, mas não é tudo. Conhecimento em arquitetura, de geografia, e até de história também contribuem para tornar este profissional mais capacitado. Esta é uma área tão complexa, claro, que dificilmente uma pessoa sozinha poderia dar conta de ter todos estes conhecimentos. É mais provável que se formem equipes de trabalho para desenvolver projetos como este, que com certeza já estão sendo produzidos. O amanhã, neste caso, é pra ontem.

3. Logística Virtual

Drones entregando refeições são o primeiro passo para esta profissão. Eles ainda são um pouco desajeitados, mas a ideia foi lançada. E é uma ótima ideia, já que serviços de entrega serão sempre necessários. No futuro, porém, os drones ou os veículos que serão utilizados poderão ser controlados a distância, precisando apenas de profissionais que programem estas entregas. Este sem dúvida é um dos trabalhos do futuro.

Provavelmente não será necessário alguém que pilote manualmente, pois traçar a rota já é algo que os computadores fazem melhor que a gente. Também é possível que novos equipamentos sejam desenvolvidos para isso. Mas tantos veículos de transporte transitando exigem uma engenharia de tráfego, e esta de profissionais humanos capazes de adaptar seus equipamentos à realidade.

Esta é uma área que envolve tanto quem irá criar os equipamentos, quanto quem irá fazer uso deles. Para o desenvolvedor, conhecimentos de robótica, programação e geografia urbana são essenciais. Entre os trabalhos do futuro, provavelmente não terá piloto de drone pra fazer entrega, mas certamente será necessário saber ajustar o curso, pensar soluções coletivas de trânsito, e encontrar soluções inusitadas as vezes, o que exige muita criatividade.

4. Soluções de vendas virtuais

As lojas virtuais já são uma realidade, mas ainda enfrentam muitas limitações. A primeira e mais importante é a experiência da compra. Muitos consumidores reclamam da falta de informações, da demora no retorno, o que torna a experiência de comprar em lojas virtuais algo ainda cheio de riscos. Isso estraga a experiência da compra, e quem trabalha com marketing sabe que isso é muito importante. Criar lojas mais amigáveis, e auxiliar quem ainda não está neste ambiente é provavelmente a profissão do futuro mais próxima que teremos.

Essa é uma área que já tem profissionais atuando, mas que precisa estar constantemente se renovando. O marketing digital trabalha em busca de soluções virtuais para os mais diversos tipos de mercadorias, mas boa parte de seu esforço atual está em convencer o consumidor a comprar. Lojas que entendem o seu público, que criam uma experiência de vida e não apenas de compra, são apontados como a grande tendência neste ramos, e quem trabalha com produtos personalizados para seus clientes tende a assumir a liderança neste mercado.

A pandemia fez com que este mercado crescesse muito e acelerasse o futuro, mas foi um crescimento sem qualidade. O que temos atualmente são muitas lojas virtuais operando com as mesmas plataformas que se usa a mais de vinte anos: as páginas em html. Novas experiências virtuais de compra provavelmente envolverão soluções mais interessantes do que ficar olhando uma tela com figuras e texto, embora isso ainda funcione atualmente.

5. Interface de Inteligência Artificial

A IA vem sendo pensada a décadas (veja Quando surgiu o conceito de Inteligência Artificial?), mas neste ano ela avançou como nunca antes. As possibilidades são tão incríveis que realmente fazem justiça ao título de trabalhos do futuro. E tudo depende da imaginação e da capacidade de quem as utiliza. Neste ano aplicativos de pesquisa e criação de contudo mostraram que tem muito a oferecer, principalmente para quem se dispõe a explorar com cuidado seus recursos. Esta é uma atividade, contudo, que pode não interessar a profissionais que já precisam dedicar seu tempo a aprimorar-se em suas próprias profissões, como um agrônomo ou um mergulhador.

Embora as funções mais básicas estejam acessíveis a qualquer um, somente um profissional treinado sabe extrair da IA todo seu potencial, e encontrar solução para problemas das mais diversas áreas. A atuação conjunta destes profissionais com os que já estão atuando no mercado nas mais diversas áreas parece algo revolucionário.

Ao contrário do que parece, esta não é uma área que exige conhecimento em programação. Exige sim, um conhecimento profundo de como cada IA funciona, seus limites e funcionalidades. Mas conhecimento em programação pode ser útil se a intenção for desenvolver as próprias IA, avançando em seus recursos para além do que já existe.

E aí, em qual dos 5 melhores trabalhos do futuro você gostaria de atuar? Conhece outras áreas que também são boas possibilidades? Comente aí embaixo.

E se quiser receber mais conteúdos como este e brindes adicionais do site, mande uma mensagem pra gente clicando aqui.

TRABALHOS DO FUTURO